Enfim você saiu do centro cirúrgico e a forma como agir agora pode influenciar diretamente no resultado final do seu procedimento, sabe por quê? O pós-cirúrgico é responsável por 50% do sucesso do procedimento. Sabe aquela conversa em que o seu cirurgião explicou os cuidados que você precisa ter ao deixar a observação e voltar para casa? Anote cada uma das recomendações e, se tiver dúvidas, pergunte! A conversa pode soar simplória e você assimilar as observações como usuais e comuns, porém, essas recomendações são fundamentais para o sucesso de sua cirurgia. Atente-se à fala e às indicações de seu médico, não existe dúvida que não mereça ser ouvida e sanada.
O primeiro item que você precisa estar atento(a) ao chegar em casa é a sua postura, evite se curvar ou fazer movimentos expressivos com as mãos, o tronco ou o abdômen, isso pode corroborar para que seus pontos cicatrizem de maneira mais lenta e desarmoniosa. E um lembrete importante: não faça nenhum esforço físico, o seu corpo acabou de passar por uma cirurgia plástica intrusiva e ele necessita de dias de repouso absoluto para se restabelecer, independe da parte que interveio (nariz, peito, barriga, bumbum ou seios).
Sabia que a sua alimentação e hidratação são fatores que também corroboram para um pós-operatório bem-sucedido? Beber dois litros de água e ir ao banheiro ao menos 5 vezes ao dia garantem que seu corpo e seu sistema de filtração estejam regulados, auxiliando na sua readaptação. Procure se alimentar em pequenas quantidades com caldos, grelhados e ingredientes bem cozidos. Essas sugestões ajudarão a evitar náuseas e possíveis desconfortos estomacais, como gases e má digestão. Outra sugestão é alimentar-se com, pelo menos, duas frutas por dia, como mamão e acerola, frutas que são cicatrizantes e que se combinadas com verduras e legumes como espinafre e couve atuam como reguladores intestinais.
Essa recomendação pode soar trivial e ilógica, mas acredite, ela acontece e muito! Jamais retire o seu aparelho de proteção (sutiã ou dreno, por exemplo) e curativo, principalmente na primeira semana. Entendo a enorme curiosidade para ver como está o processo de cicatrização e se é possível perceber resultados preliminares do procedimento… mas, não o faça. Quem deve fazer isso é o cirurgião que acompanha a sua intervenção ou um profissional especializado que tenha sido indicado/recomendado para o seu caso, como um enfermeiro ou fisioterapeuta, por exemplo.
A fim de ajudá-lo(a) na adaptação corporal, pode ser indicado/recomendado tratamentos linfáticos e/ou físicos leves, com um fisioterapeuta. Essa indicação de massagens linfáticas é altamente recomendada para cirurgias como lipoaspiração e abdominoplastia, por se tratar de regiões que levam um tempo maior para se recuperarem e, com alguns cuidados estéticos, podem se restabelecer melhor. Além de ser considerada uma aliada que pode potencializar o resultado final da sua desejada mudança estética.
Você seguiu todas as indicações até aqui, certo? Agora é momento de descansar… uma boa noite de sono é a amiga mais recomendada para o seu pós-operatório. Nos primeiros dias, com toda a certeza, se sentirá sonolento(a) durante grande parte do tempo e não se esqueça da nossa primeira recomendação de cuidado e atenção com relação à postura. Nesse momento de descanso, é imprescindível tomar cuidados e saber quais as posições indicadas pelo seu cirurgião. Outra dica importante: ainda no pré-operatório, consulte o seu médico e descubra quais as recomendações de travesseiros e outros itens para dormir ou descansar você pode adquirir para fazer do seu pós-operatório o mais confortável possível.
De maneira alguma tome qualquer tipo de medicação sem prescrição médica. Como em qualquer cirurgia, você receberá uma receita de coquetel medicamentoso para dores e cicatrização. Caso sinta que o analgésico não tem amenizado os incômodos que a operação normalmente causa, procure o seu médico imediatamente e não se medique por conta própria!
Se, porventura, estiver sentindo sintomas como febre, dores agudas e contínuas, drenagem com uma quantidade de líquido alarmante, sentindo dores na cicatrização ou mau cheiro ou tenha percebido vermelhidões acompanhadas de quentura local, alerte o seu cirurgião! Problemas pós-cirúrgicos não são comuns, mas podem acontecer. Siga todos os procedimentos indicados e tome a medicação exatamente como o orientado e riscos como esses serão evitados!
Esse conteúdo foi útil?
Se esse conteúdo é o que você precisa, não perca tempo e agende sua consulta de forma online para tirar dúvidas e iniciar o seu procedimento!
agendamento online