Abdominoplastia vale a pena?

Você sente algum desconforto na região do abdômen e/ou barriga? Hoje, com a propagação de uma qualidade de vida aliada a exercícios físicos vigorosos, a famosa barriga “trincada” é o objetivo de muitas pessoas. Como forma de acelerar o processo ou mesmo aperfeiçoar os resultados de um treino muscular contínuo, acabam optando pela cirurgia. A abdominoplastia atende aos mais diversos contextos e é recomendada para casos e desejos estéticos ou quadros clínicos, por questões de saúde.

O procedimento cirúrgico é indicado para pessoas que passaram por uma perda considerável de peso, seja por motivos de controle de quadros de sobrepeso ou obesidade, ou como em alguns casos, um pós-gestação. A perda do peso, de maneira sistemática, pode criar na região abdominal um excesso de pele, causando a flacidez indesejada. Para a transformação estética da região, o procedimento é o ideal .

Mas realmente vale a pena se submeter a cirurgia? A resposta é sim, porque ao utilizar a técnica para retirar o excesso de pele e a sua subsequente flacidez, você permite que a região muscular do abdômen se fortaleça e se mantenha saudável. Entre os problemas que podem ser evitados estão dermatites de contato, assaduras e até infecções. Além, claro, do impacto emocional de se sentir inferiorizado ou fora do padrão e da possível vergonha de expor o próprio corpo.

Eu tenho a convicção de que muito mais do que estética, cirurgias plásticas em geral trabalham para melhorar a qualidade de vida aumentando a confiança e a autoestima e, alguns casos, como exemplificado aqui, ela é uma auxiliadora para te manter saudável física e emocionalmente.

Como funciona o procedimento?

A plástica abdominal é feita em um corte em semicírculo, logo acima da região dos pelos púbicos. Quando escolhemos a região em que será realizado o corte, temos como intuito facilitar o levantamento da pele e localizar as gorduras que devem ser retiradas do abdômen.  Logo após, os músculos do reto abdominal são costurados em uma espécie de cinta, esticando a pele da região em direção a cicatriz e costurando-a.

A cirurgia dura em média 02 horas e pode ser realizada com anestesia peridural ou geral. O paciente fica em torno de 24 horas no leito em observação e, após esse tempo, é liberado.

Quais riscos pós-cirúrgicos?

Como pontuo sempre, antes de se submeter ao procedimento cirúrgico, o paciente precisa tirar todas as dúvidas e, principalmente, pesquisar bem o cirurgião que irá realizar a operação. Esse pré-requisito garante que  você estará em boas mãos e o melhor: as chances de risco diminuem consideravelmente.

Como em qualquer cirurgia, existem riscos e, na abdominoplastia, não é diferente. O primeiro risco é necrose, processo degenerativo que causa a morte da pele por mal vascularização pós-operatória. O segundo é a epidermólise, problema que causa o surgimento de bolhas e feridas na região operada. Reabertura do corte, seromas, hematomas, alteração na sensibilidade tratada e trombose, ou em alguns casos, pode ocorrer embolia pulmonar no pós-operatório, caso não sejam seguidas todas as orientações médicas ou quando a cirurgia é feita em estrutura contra indicada.

Algumas sugestões que posso dar é que após a intervenção, peça ao seu cirurgião a indicação de um profissional ou unidade estética que possa fazer tratamentos como massagens linfáticas e procedimentos para ajudar na cicatrização e procedimento auxiliadoras na recuperação pós-cirúrgica.