BLEFAROPLASTIA (PÁLPEBRAS)

O que é a cirurgia das pálpebras?

Também conhecida como blefaroplastia, a cirurgia de pálpebra melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida aos homens na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

Condições tratáveis

• A cirurgia da pálpebra superior remove o excesso de depósito de gordura que aparece como inchaço nas pálpebras superiores;
• Pele frouxa ou flacidez que cria dobras ou incomoda o contorno natural da pálpebra superior, às vezes prejudicando a visão, e que pode ser tratada com cirurgia de pálpebra superior;
• A blefaroplastia da pálpebra inferior remove o excesso de pele e rugas finas na pálpebra inferior;
• Bolsas sob os olhos podem ser corrigidas por blefaroplastia;
• A cirurgia de pálpebra inferior pode corrigir queda das pálpebras inferiores.

A cirurgia é indicada para mim?

A blefaroplastia é geralmente realizada em homens adultos que têm tecido facial e músculos saudáveis, com metas realistas sobre a cirurgia.

Bons candidatos à cirurgia

• Indivíduos saudáveis, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia;
• Não fumantes;
• Indivíduos com perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia;
• Indivíduos sem condições oculares graves.

Informe ao seu médico seus problemas de saúde

• Doenças nos olhos, tais como glaucoma, olho seco ou descolamento de retina;
• Distúrbios da tireoide, tais como a disfunção de Graves, hipo ou hipertireoidismo;
• Doenças cardiovasculares, pressão alta ou demais problemas circulatórios ou diabetes.

O que esperar da consulta antes da cirurgia de pálpebras?

O sucesso e a segurança do procedimento cirúrgico dependem de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

Esteja preparado para discutir:

• A razão pela qual quer se submeter à cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado;
• Condições médicas, alergias medicamentosas anteriores e tratamentos médicos prévios;
• Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas;
• Cirurgias prévias.

O cirurgião também poderá:

• Avaliar seu estado geral de saúde e todas as condições preexistentes de saúde ou fatores de risco;
• Tirar fotos para seu prontuário médico;
• Discutir suas opções e recomendar um tratamento;
• Discutir prováveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Você vai precisar de ajuda:

Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e fique com você, pelo menos, durante a primeira noite, após a cirurgia.

Instruções especiais:

• O que fazer na noite anterior e na manhã da cirurgia (tempo de jejum, medicamentos, banho);
• O uso de anestesia durante o procedimento;
• Cuidados pós-operatórios.

Instruções pré-operatórias:

• Suspender cigarro e anticoncepcional de acordo com a orientação médica;
 Aproximadamente uma semana antes da cirurgia, evitar ingerir Ginkgo Biloba, ômega 3 e alho, que aumentam o sangramento cirúrgico);
• Não tomar aspirina (AAS)
• Beber de 2 a 3 litros de líquidos por dia;
• Evitar bebida alcoólica;
• Faça exercícios físicos leves (30 minutos de caminhada) e evite alimentos gordurosos;
• Respeite suas horas de sono e evite alimentação pesada antes de dormir;
• Não faça viagens longas na véspera da cirurgia;
• No dia do procedimento, o jejum deve ser de 8h, inclusive de água.

Instruções para o dia da cirurgia:

• A manutenção ou não dos medicamentos de rotina deve ser combinada com o médico;
• Liberado o uso de esmaltes claros;
• Não lavar a cabeça antes do procedimento;
• Apresentar ao médico os exames pré-operatórios;
• Retirar brincos, piercing e qualquer objeto de metal;
• Coloque roupas práticas de tirar e colocar;
• Qualquer dúvida pode ser tirada com o médico antes da cirurgia;
• O procedimento dura em torno de 1h30;
• O paciente volta para o quarto com uma proteção nos olhos feita de gaze fria;
• Logo após o procedimento, o paciente já pode ingerir líquido e a dieta prescrita.

Informações após a alta hospitalar:

• O paciente permanece no hospital, em observação, em torno de 4 a 6 horas;
• Ao ser liberado, o paciente recebe orientações sobre sua alimentação, que deve ser rica em proteínas, frutas e verduras, e pobre em gorduras;
• Para evitar trombose, recomenda-se caminhadas regulares e a ingestão de líquidos (3 litros ao dia);
• Usar meia específica por uma semana;
• Na primeira semana de recuperação, evite esforços físicos;
• A exposição ao sol geralmente é liberada após 3 meses;
• Após o banho com água morna, seque a ferida com cuidado;
• Nos dois primeiros dias, faça compressas com uma máscara úmida ou gaze fria nos olhos, de duas em duas horas;
• Febre acima de 38°C deve ser comunicada ao médico;
• Nesse período, lembre-se de que o uso de antibiótico pode diminuir a eficácia do anticoncepcional.

Quando retornar ao médico?

• Entre o terceiro e o quarto dia, o paciente deve retornar ao consultório para limpeza da ferida;
• Entre o quinto e sétimo dia, serão retirados os pontos;
• Entre o 14° e o 20° dia, o paciente retorna para avaliação, assim como um mês após o procedimento;
• O resultado final pode ser visto entre 3 e 6 meses.

Etapas do procedimento

• O que acontece durante a cirurgia?
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Etapa 2 – Incisão
As linhas de incisão da cirurgia de pálpebra são planejadas para deixar as cicatrizes bem escondidas dentro das estruturas naturais da região das pálpebras. A queda da pálpebra superior pode ser corrigida através de uma incisão na prega da pálpebra superior, permitindo o reposicionamento dos depósitos de gordura, a contração dos músculos e dos tecidos, e/ou a remoção do excesso de pele. A pálpebra inferior pode ser corrigida com uma incisão logo abaixo da linha inferior do cílio. Através desta incisão, o excesso de pele nas pálpebras inferiores é removido. Uma incisão transconjuntival, ocultada dentro da pálpebra inferior, é uma técnica alternativa para corrigir imperfeições da pálpebra inferior e redistribuir ou remover o excesso de gordura.

Etapa 3 – Fechando as incisões
Incisões na pálpebra normalmente são fechadas com:
Suturas removíveis ou absorvíveis;
Adesivos de pele.

O cirurgião pode usar um peeling químico ou laser para remover a coloração escura das pálpebras inferiores.

Riscos e informações de segurança:

A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem terá de decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais da blefaroplastia são aceitáveis. O cirurgião plástico e/ou assistentes irão explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Possíveis riscos da cirurgia:

• Cicatrizes desfavoráveis;
• Visão embaçada ou temporariamente prejudicada;
• Olhos secos;
• Dificuldade de fechar seus olhos;
• Sangramento (hematoma);
• Má cicatrização;
• Infecção;
• Acúmulo de líquido (seroma);
• Dormência e outras alterações na sensibilidade da pele;
• Riscos anestésicos;
• Disfunção na pálpebra envolvendo posição anormal das pálpebras superiores (ptose palpebral), pele solta da pálpebra ou frouxidão anormal da pálpebra inferior (ectrópio), podendo coexistir com flacidez da testa e das estruturas da sobrancelha; a cirurgia de lift da sobrancelha não corrigirá essas disfunções; cirurgia adicional pode ser necessária;
• Dor, que pode perdurar;
• Descoloração da pele e inchaço;
• Fios de suturas podem, espontaneamente, emergir na pele, se tornar visíveis ou produzir irritação que exijam sua remoção;
• Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares;
• Possibilidade de cirurgia revisional;
• Perda de visão.

Faça perguntas

É muito importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião plástico sobre o procedimento cirúrgico. É natural que sinta um pouco de ansiedade, seja expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir esses sentimentos com seu cirurgião plástico.

Informações sobre o uso de colas de fibrina (cola de tecido)

Cola de fibrina (feita a partir de componentes de sangue humano termoativados para inativar a transmissão de vírus) é usada para manter as camadas de tecido unidas no momento da cirurgia e diminuir os hematomas pós-operatórios após a cirurgia. Esse produto é cuidadosamente produzido a partir do plasma de doadores de sangue selecionados que não tenham hepatite, sífilis e vírus da imunodeficiência humana (HIV). Estes produtos têm sido utilizados com segurança, por muitos anos, em cirurgia cardiovascular e cirurgia geral, ajudando a diminuir a possibilidade de hemorragia cirúrgica e servindo como aderente às camadas de tecido.

Resultados:

Os resultados finais da cirurgia da pálpebra aparecerão dentro de algumas semanas, mas, pode levar até um ano para as linhas de incisão refinarem totalmente. Embora a cirurgia da pálpebra possa corrigir determinadas condições permanentemente, há o envelhecimento natural. Ao longo da vida, é preciso que haja proteção solar adequada para ajudar a manter os resultados.

Qual o custo da cirurgia?

O custo é sempre uma consideração em cirurgia eletiva. Os honorários de um cirurgião podem variar com base em fatores como a sua experiência, entre outros.
O custo pode incluir:
• Honorários do cirurgião e equipe;
• Custos hospitalares e do centro cirúrgico;
• Honorários do anestesista.
Custos extras (a cargo do paciente):
• Medicamentos prescritos;
• Malhas pós-operatórias;
• Exames médicos.

Glossário

• Blefaroplastia: Cirurgia para melhorar a aparência das pálpebras superiores, pálpebras inferiores ou ambas.
• Ectrópio: Quando a pálpebra inferior gira para fora após a cirurgia das pálpebras, muitas vezes uma condição temporária.
• Anestesia geral: Drogas e/ou gases utilizados durante a cirurgia para aliviar a dor e diminuir a consciência.
• Hematoma: Acúmulo de sangue abaixo da pele.
• Sedação intravenosa: Sedativos administrados por injeção na veia para ajudar a relaxar.
• Anestesia local: Droga injetada diretamente no local da incisão durante a cirurgia para aliviar a dor.
• Incisão transconjuntival: Incisão feita dentro da pálpebra inferior.
• Refinamento da pele: Tratamento para melhorar a textura e a aparência geral da pele.
• Suturas: Pontos utilizados pelos cirurgiões para manter a pele e o tecido unidos.